Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Praias do Litoral Norte perdem qualidade para este verão

Estudo da Cetesb diz que praias do Litoral Norte estão com sua balneabilidade prejudicada


Luara Oliveira
Algumas das praias mais procuradas para o verão estão impróprias

Um dos destinos mais procurados do verão no Estado, as praias do Litoral Norte, deixaram de ser consideradas excelentes e ótimas. Um estudo elaborado pela Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) aponta piora na qualidade da balneabilidade das praias da região, monitoradas pela companhia nos últimos anos. Das 77 praias monitoradas pelo estudo, 58 receberam classificação anual de regular ou ruim.

Segundo João Millaneli, da Cetesb de Ubatuba, um dos fatores que contribuíram para a queda da qualidade das águas litorâneas é a falta de saneamento básico. “A rede de esgotos disponíveis para a população do litoral norte aumentou significativamente nos últimos anos. Atualmente cerca de 50% da população é atendida”. A piora ocorreu principalmente em Ilhabela e na costa sul de São Sebastião, onde estão as mais badaladas praias do Litoral, como Maresias, Boiçucanga, Camburi, entre outras. “Na Ilha, talvez pela dificuldade de levar infraestrutura de saneamento em localidades isoladas e na costa sul ocorreu aumento do fluxo populacional entre outros fatores”, explica Millaneli sobre as regiões que foram consideradas piores.

De acordo com o estudo, Ubatuba ainda é o litoral mais preservado. O município está mais distante da Capital e talvez receba menos fluxo de turistas, o que ajuda a preservar a qualidade das águas. Caraguatatuba também apresentou sensível melhora nas praias, mas ainda assim as duas cidades ainda possuem pontos críticos. Para Millaneli esse estudo é um sinal de alerta para as cidades do litoral. “Os municípios devem prioritariamente investir para que as residências e endereços façam suas ligações na rede pública da Sabesp, quando disponível”, completa.

A Sabesp tem feito investimentos e desenvolve um plano para acabar com a poluição. “As ações estão centradas no Projeto Onda Limpa, que prioriza a construção de redes públicas e estações de tratamento de esgotos. Hoje existem 16 estações em operação e várias em construção”. Para aqueles que pretendem ir à praia no verão, a Cetesb avisa: o turista deve respeitar as bandeiras de balneabilidade para que evitem contrair doenças de veiculação hídrica ligadas a presença do esgoto. Caso o turista queira mais informações sobre quais praias estão impróprias, deve acessar o site da Cetesb, www.cetesb.sp.gov.br

Nenhum comentário: