Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Alunos da PUC participam dos jogos universitários

Caio Falcão




A primeira edição dos Jogos Universitários de Campinas, que acontece até dia 25 de outubro, reúne atletas das 14 faculdades e universidades da cidade nas modalidades futebol, futsal, handebol, basquete, atletismo, tênis, tênis de mesa, natação, judô e xadrez. A PUC participa das competições em praticamente todas as modalidades.




Tabela dos jogos que a universidade participa



A participação da PUC nos jogos deve-se ao envolvimento da LAP (Liga Atlética PUCCamp), organização estudantil criada por meio da união das atléticas da universidade para promover e apoiar a prática do esporte entre os estudantes. O presidente da LAP, Valdir Leite, explica que as modalidades foram subdivididas, tendo um diretor responsável para cada uma delas, responsável pela seleção de atletas e pelos treinos. Com isso, ele acredita que a universidade irá figurar entre as três colocadas nesta competição. “A PUC participa há mais de 40 anos de competições regionais e tem tradição nesses campeonatos”, frisa.



Karina Saraiva, aluna de psicologia e diretora da modalidade futsal feminino, fala que a equipe tem investido na preparação para a disputa. “As atletas treinam duas horas, duas vezes por semana. São treinos específicos de esquema tático e preparação física, tudo supervisionado por um técnico”, destaca. Porém, nem todas as modalidades possuem técnicos, como revela Arthur Conti, aluno de análise de sistemas, que participara de três modalidades: tênis de mesa, futebol de campo e futsal.





Treino do time de futsal feminino


Porém, os atletas reclamam a falta de apoio por parte da universidade. “Tudo o que temos deve-se à LAP, tanto na participação na competição, na organização dos treinos e no fornecimento de uniformes”, afirma Karina. “A PUC deveria incentivar os atletas com bolsas de estudo, deveria patrocinar os uniformes e ceder equipamentos para os treinos”. A estudante de psicologia acrescentou que “a universidade não cede nem as quadras para treino” e para reservá-las é necessário oficializar junto a funcionários. Valdir Leite também lamenta a falta de auxílio. “Os atletas não recebem apoio de ninguém, treinam e jogam porque gostam do esporte e pelo prazer de poder levar o nome de universidade ao pódio”.




Treino de Basquete na quadra da PUC - Campinas


O professor Roberto Silva, responsável pela participação da universidade nos jogos, rebate as criticas “Os alunos acham que a PUC é um clube e não respeitam as regras que existem. Eles têm que lembrar que a universidade tem projetos de incentivo ao esporte, e que fica difícil comportar as duas competições sem uma organização”, frisa. Segundo ele, para reservar as quadras os alunos devem pedir para os responsáveis pela atlética procurarem um responsável pela Faefei (Faculdade de Educação Física). Silva também fala que faltou uma conversa entre as atléticas e a universidade, o que teria gerado “o mal entendido”.


Os jogos vão acontecer todos os fins de semana. Os interessados em assistir aos jogos devem obter mais informações pelo telefone 3343-7407 ou pelo e-mail da LAP aadpc.puccamp@gmail.com .





Time de futsal feminino da PUC, que ganhou de 4 a 1 da FAC


Nenhum comentário: