Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A onda verde chega à beleza

Maíra Bentim

Segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos EUA e Japão.
Em função de preocupações que podem (e devem) passar pela cabeça dos consumidores, como a origem dos ingredientes utilizados para produzir shampoos, sabonetes e cremes, as empresas de cosméticos se preocupam cada vez mais em inserir na composição de seus produtos ingredientes que sejam naturais e respeitem a natureza.
O Guia de Controle de Qualidade de Cosméticos, uma parceria entre a ABIHPEC e a ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) sob coordenação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), busca justamente isto: ser uma referência no mercado para garantir que somente produtos com qualidade e segurança adequadas cheguem até os consumidores.
Entre os produtos preocupados em oferecer ingredientes verdes está a linha Ekos da Natura, que busca o uso sustentável da botânica brasileira. Esta linha cresceu gradativamente até atingir a posição que ocupa atualmente: a linha que mais vende da Natura, segundo a consultora Andréa Agenor. “A linha Ekos oferece tratamentos para mãos, rosto e corpo. Os óleos vegetais trifásicos são menos concentrados, para manter o ph da pele, e os sabonetes possuem ingredientes com uma hidratação maior”, diz.
A estudante Mariana Radaeli afirma que procura sempre adquirir cosméticos verdes e que sabe dos cuidados que deve ter ao escolher um produto de beleza. “Nem sempre é possível, mas busco comprar coisas que eu sei que são naturais”, conta.
Por outro lado, os cosméticos não são completamente inofensivos ao meio ambiente. O biólogo Luiz Gustavo Ferreira conta que componentes químicos, alguns deles utilizados em produtos de beleza como shampoos e cremes hidratantes, podem trazer prejuízos à natureza. “Assim como qualquer químico, aqueles presentes nos produtos de beleza e higiene também podem afetar o meio ambiente, trazendo contaminações ao solo ou à água”, diz.


História dos Cosméticos - O vídeo A História dos Cosméticos, produzido nos EUA em 2010, é um projeto do website The Story Of Stuffs (A História das Coisas) em parceria com o Free Range Studios, que promove uma campanha para cosméticos seguros. O vídeo trata da questão da nocividade dos cosméticos que são usados frequentemente, do que estamos oferecendo a nosso corpo e o quanto estamos agredindo o meio ambiente quando optamos por usar determinado produto.







Nenhum comentário: