Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Festival de música incentiva a consciência ambiental entre os jovens

Foto: Arquivo de Lucas Smith

Equipe que venceu a gincana Impacto Zero e levou o prêmio para a Universidade Federal de Alfenas


Por: Lígia Antoniazzi


O próprio nome já diz: Starts With You (Começa Com Você). A expressão se refere à sustentabilidade, tema que atualmente é tão discutido que nem mesmo os festivais de música ficam de fora.

O SWU, com o slogan ‘pequenas atitudes, grandes mudanças’, já nasceu com o intuito de fazer seu público repensar atitudes e agir de forma ecologicamente correta. Em sua primeira edição, realizada em Itu, no ano passado, quatro milhões de pessoas foram mobilizadas em redes sociais a favor da ideologia de preservação ambiental. O movimento de conscientização pela sustentabilidade começou em junho e culminará em três dias de apresentações musicais, em novembro de 2011, em uma fazenda em Paulínia.

A gincana Impacto Zero foi uma das principais iniciativas de mobilização que envolveu estudantes de 20 faculdades do país em um reality show voltado para a conscientização ambiental. Depois de cumprir diversas provas ligadas ao tema, os universitários apresentaram projetos com propostas ecológicas. Os idealizadores do trabalho vencedor ganharam 50 mil reais para desenvolver o projeto.

Segundo Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom e idealizador do SWU, a proposta principal da edição de 2011 é, além de continuar redirecionando esforços para a conscientização das pessoas, incentivar a mudança de atitudes. “Daí a iniciativa de criar uma gincana que ajudará uma universidade a viabilizar o seu projeto de sustentabilidade”, diz.

Além da gincana, o movimento SWU também promove palestras em universidades, realiza parcerias com ONGs ligadas à defesa da Mata Atlântica, preservação dos oceanos e reciclagem de lixo. Assim como no ano passado, quem for assistir aos shows será incentivado a pegar caronas, poderá acompanhar o trabalho de catadores de lixo para coleta seletiva e ainda pedalar em bicicletas geradoras de energia.

Para Lucas Smith, integrante do grupo vencedor da gincana Impacto Zero, “o SWU é uma ferramenta poderosa porque atinge o público jovem de uma forma muito atrativa devido ao festival de música e, dessa forma, acaba eliminando o estigma de que ser sustentável é ser chato.”

Depois do festival, a área de realização do evento será transformada em distrito de sustentabilidade, tecnologia e entretenimento. De acordo com Emerson Pereira Alves, secretário de Cultura de Paulínia, o local será usado como piloto para implementação de modelos de desenvolvimento sustentável que possam servir de exemplo para outras cidades.

Nenhum comentário: