Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

CAMPINAS RECEBE MOVIMENTO LIMPA BRASIL LET’S DO IT!

Por Isabela Reis

            Campinas irá receber, no dia 25 de setembro, o movimento Limpa Brasil Let’s do it!. O objetivo do movimento é limpar as ruas da cidade com a ajuda de voluntários que sairão às ruas para retirar os resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. Em Campinas o lixo reciclável coletado será destinado para as cooperativas da cidade.


            O movimento nasceu na Estônia em 2008 e já aconteceu em 20 países, veio para o Brasil com a colaboração da Unesco e pretende mudar o hábito do cidadão de jogar lixo fora do lixo. No Brasil a iniciativa terá duração de até 10 anos em ações bienais e, segundo a coordenadora do movimento em Campinas Edilainne Muniz, a idéia é criar um dia mundial de catação. A primeira ação foi realizada no Rio de Janeiro e reuniu 6,5 mil voluntários que retiraram 17 toneladas de lixo reciclável das ruas; também já ocorreu em Brasília e em Goiânia.

            No dia do movimento, Campinas contará com 25 pontos de entregas que foram definidos junto ao Departamento de Limpeza Urbana (http://limpabrasil.com/blogs /campinas/pontos-de-entrega/)Segundo Edilainne, a expectativa é de 20 mil voluntários para o dia da ação. A população de Campinas já pode se cadastrar para participar como voluntário da iniciativa: é só acessar o site www.limpabrasil.com e fazer a inscrição.

            Os voluntários poderão retirar, na semana anterior à ação, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável em uma agência do Banco do Brasil. Cada saco de lixo entregue nos pontos poderá ser trocado por um ingresso para um show que ocorrerá às 17 horas, após a ação, na Concha Acústica do Parque do Taquaral. A proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização: um show limpo. A abertura do evento será no Largo do Rosário, às 9 horas.


Nenhum comentário: