Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Reality show ecológico

O projeto de produção de pás eólicas com plástico reciclado, idealizado por 20 alunos do curso de biotecnologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), foi o vencedor da gincana Impacto Zero, apresentada pelo Multishow e pelo programa Fantástico, de Rede Globo.

Com o prêmio de 500 mil reais, os universitários pretendem botar o plano em prática e começar a produzir os geradores de energia eólica com o plástico de garrafas PET e tubos de PVC que arrecadaram na cidade.

Lucas Smith, integrante do grupo vencedor, conta que, depois da inscrição na gincana, ele e os colegas tiverem muito apoio da universidade, de cooperativas da cidade, de moradores e até de presidiários. “Fizemos uma mobilização muito significativa para conscientizar as pessoas sobre a importância da separação do lixo e reciclagem”, conta.

O projeto deles surgiu a partir da idéia de uma colega de sala que já trabalhava em um projeto de caracterização dos resíduos sólidos do município de Alfenas. “Acreditamos que este projeto irá reduzir consideravelmente os custos de implementação de geradores eólicos, tornando esta tecnologia mais acessível e popular no Brasil, além de dar uma destinação adequada a uma grande quantidade de plásticos descartados”, afirma Lucas. (L. A.)

Nenhum comentário: