Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Recicláveis enfeitam desfile de sete de setembro


Crianças do CIC Eduardo Von Zuben desfilam de rio poluído e limpo


Por: Bia Von Zuben


Garrafas pet, sacolas plásticas, embalagens reutilizadas, além de bolinhas de sabão e máscaras foram alguns dos materiais levados para a Rua Nove de Julho no desfile de sete de setembro. Os alunos, que desenvolveram os adereços baseados no tema “A fraternidade e a vida no planeta”, levaram para a população a conscientização sobre a preservação e a conservação do meio ambiente.



O CIC Eduardo Von Zuben, localizado no bairro da Capela, que atende hoje aproximadamente 900 alunos, distribuídos entre o Ensino Fundamental I e II, desfilou com alunos vestidos de rio poluído, enquanto outras crianças passaram pela Rua Nove de Julho carregando latas cheias de lixo e foram seguidas por outros, vestidos como rio limpo. De acordo com informações do cerimonialista Mário Pazzinato, a escola decidiu trabalhar a questão ambiental priorizando a importância da água na vida das pessoas. “Trabalhamos a conscientização acerca da economia e uso racional da água”, enfatizou.



Pensando no planeta, os alunos da E.M. Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro focaram nos materiais reutilizáveis para a confecção dos adereços. “Pretendemos demonstrar para os alunos e comunidade geral que tal atitude tende a colaborar com a diminuição de lixo produzido e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida na nossa cidade”, afirmou a diretora Maria Lúcia Zampieri.



A escola Dom Mathias levou para o sete de setembro crianças com bexigas em forma do planeta Terra, além de faixas de conscientização e preservação do meio ambiente, Alguns alunos vestiram-se de árvores e outros de peixe, estes soltavam bolinhas de sabão. Além da fanfarra e das balizas, algumas crianças traziam palavras de ordem, relacionadas ao meio ambiente.



Já as crianças da escola Integração entregaram flores e sementes para o público, lembrando a população que além da preservação é necessário pensar na renovação do meio ambiente. A Escola Municipal Abel Maria Torres levou à rua a frase “Sem transformação não há evolução. Sem evolução, não há vida”, afirmando que o ser humano precisa se conscientizar sobre a transformação de seus hábitos, costumes e valores.



Os funcionários das secretarias de Saúde, Esportes e Lazer e de Cultura e Turismo também desfilaram em defesa da campanha de combate à dengue. Em Vinhedo há campanhas regulares contra o mosquito da dengue.





Nenhum comentário: