Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Indústria quer solucionar o problema do lixo marinho

Objetivo é criar formas eficiente e criativas para que resíduos não cheguem ao mar

Larissa Martins




Líderes das indústrias de plástico de todo o mundo se reuniram em Dubai no dia 17 de novembro para criar um plano de ações para o problema de descarte de lixo nos oceanos. Segundo a assessoria de imprensa da PlasticsEurope, associação empresarial da indústria do plástico européia, cerca de 80% do lixo marinho é resultado do descarte incorreto de resíduos sólidos. Por lixo marinho, considera-se os resíduos que foram acidentalmente ou deliberadamente jogados em lagos, rios, mares ou oceanos. É um problema que vem aumentando e atrai atenção do mundo todo.

A Declaration for Solutions on Marine Litter descreve um plano de ações adotado por 54 indústrias, que entrará em vigor em 2012. Até agora, aproximadamente 100 projetos em 32 países em todo o mundo.

De acordo com informações da assessoria de imprensa, o documento define um conjunto de objetivos para a indústria e defende uma cooperação ampla com várias empresas para alcançar progressos na redução dos danos ao ambiente marinho. Foram definidos compromissos como promover a aplicação de leis existentes para prevenir o lixo marinho e trabalhar para recuperar mais produtos plásticos para reciclagem, contribuir para soluções com parcerias público-privadas que tenham como objetivo a prevenção de descarte de detritos no mar e trabalhar junto com a comunidade científica para entender e avaliar melhor os impactos e soluções para o problema.

Alguns projetos e iniciativas nas quais as indústrias então envolvidas estão em vigor. Elas incluem: Vacances Propres, na França; Keep America Beautiful, nos Estados Unidos; Cool Seas, no Reino Unido e International Coastal Cleanup na África do Sul.

Nenhum comentário: