Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

domingo, 4 de dezembro de 2011

De óleo de cozinha a combustível

Em Hortolândia, cooperativa transforma óleo de fritura em biodiesel, gera renda e ajuda na preservação ambiental


Folders do projeto buscam envolver e conscientizar a população
“Não frite o meio ambiente. Doe seu óleo usado”. Com essa frase, a Cooperativa de Biodiesel Hecovisão, em Hortolândia, busca conscientizar a população a doar o óleo utilizado em frituras. Por meio de um processo químico o óleo de soja é transformado em biodiesel.

Atualmente, a cooperativa coleta de 30 a 50 mil litros de óleo por mês. O óleo coletado passa primeiro por uma espécie de peneira para retirar os restos de farinha e outros resíduos. Para garantir a limpeza, o óleo descansa e depois é esquentado. Num processo químico, adicionando catalisador e um tipo de álcool, o que antes era óleo de soja se transforma em biodiesel e, ainda, dá para extrair glicerina do produto durante o processo.

A ideia da usina de reciclagem do óleo de cozinha partiu de dois amigos moradores de Hortolândia: Marcos Roberto Valêncio, formado em Economia pela PUC-Campinas e Adriano Godoy Luiz, graduado em Administração pela Faculdade Hoyler. O projeto começou a ser divulgado em escolas. “O filho do Adriano comentou com o pai que a escola promovia palestras sobre meio ambiente e pediu ao pai para que fizesse o mesmo com a reciclagem do óleo. Através das crianças buscamos conscientizar a população.”, conta Valêncio.

Valêncio um dos autores do projeto; ao fundo como o óleo fica no decorrer do processo de transformação
Em Hortolândia, em cada semana do mês uma região da cidade é visitada por um carro de som que recolhe o óleo guardado pelos moradores. Pontos de coleta em escolas, nos parques ecológicos da cidade e em igrejas foram implantados. Condomínios e restaurantes também são visitados. No entanto, outros locais da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo e até Minas Gerais são doadores de óleo.

A recente parceria com igrejas ajuda a divulgar a reciclagem
Benefícios- Para Valêncio, tanto a população como os cooperados são beneficiados pelo trabalho. “A população ganha, pois destina o óleo de maneira correta, além de contribuir com a preservação ambiental. Os cooperados ganham, já que, tem a oportunidade de dobrar a renda. Mas, o melhor é saber que estamos fazendo o bem, a satisfação é o que vale mais”, afirma. 

Este projeto ajudou a dobrar a renda dos cooperados. Se antes, coletando plásticos e outros materiais ganhava-se em média R$240, hoje o ganho é em média de R$700. A intenção é de que, futuramente, cada cooperado consiga mil reais de renda. O biodiesel tem destino certo: uma empresa do ramo de fundição, que fabrica luminárias compra o combustível.

Serviços- Para quem se interessou e quer contribuir basta ligar para Disk óleo: (19) 3845-7401 ou mandar e-mail para coleta@hecovisao.com.br

Nenhum comentário: