Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Valinhos adere à campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”

Cidades da RMC participam da campanha que prevê a troca de sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis

Por Isabela Reis

Os moradores de Valinhos não tem mais sacolas plásticas para colocar as compras de supermercado.Isso por causa da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” lançada pela prefeitura com o apoio da APAS, Associação Paulista de Supermercados. A ideia é substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis, buscando poupar recursos naturais. O prefeito Marcos José da Silva, através da assessoria de imprensa, afirmou que acredita na ação porque propõe uma mudança de comportamento e que a redução das sacolas descartáveis vai facilitar a limpeza do município.
            O movimento surgiu na cidade de Jundiaí em junho de 2010 com a parceria da Prefeitura da cidade e da APAS. A campanha foi pensada com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de acabar com o descarte de sacola plásticas no meio ambiente, por causarem enchentes e entupimento de bueiros. 976 toneladas de sacolas plásticas descartáveis pararam de ser distribuídas na cidade em um ano. A população apoiou a proposta e não houve reclamação.
            As pesquisas realizadas em Jundiaí mostraram que 77% dos entrevistados apóiam a não utilização de sacolas descartáveis, através do movimento, 73% não aprovam a volta das sacolas descartáveis e 83% quer a ampliação da campanha para outros tipos de comércio. A pesquisa ainda apontou que as principais alternativas pelos moradores da cidade de Jundiaí para carregar as compras foram as sacolas reutilizáveis, 89%, e as caixas de papelão, 45%.
            Piracicaba recebeu a mesma campanha na última terça-feira, 29, num encontro entre autoridades, associações, sindicatos e donos de supermercados deve marcar a substituição das sacolas descartáveis na cidade.

Nenhum comentário: