Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

2012- O Fim do Mundo



Poster do Filme 2012 na versão brasileira - o Cristo Redentor sendo destruido pela natureza


Por Caio Falcão


“2012”, o filme mais esperado e anunciado de 2009 chega as telonas prometendo muito e decepcionando, mais um blockbuster para encalhar nas prateleiras das lojas.O erro se deve a um filme sem roteiro, com uma história fraca e cheia de clichês, alem do patriotismo americano e o amor revigorado entre famílias destruídas, o que destrói a temática sobre qual o filme foi construído ,que tinha tudo para transformá-lo em um grande sucesso dos cinemas.
O filme baseasse no apocalipse previsto pela civilização Maia, que ocorreria em 21 de Dezembro de 2012, causado por um raro Fenômeno cósmico, o alinhamento dos planetas e do Sol que ocasionaria a inversão dos pólos da Terra desencadeando uma série de efeitos climáticos e catastróficos em nosso planeta. (teorias sobre 2012)


O filme começa em 2008, com uma descoberta feita por pesquisadores de um superaquecimento no centro da Terra, o que leva o presidente dos Estados Unidos a convocar uma reunião com os principais governantes do mundo para tomar as devidas providencias. Quatro anos mais tarde a história se divide em duas, uma se passa com os governantes e suas preocupações e outra com uma família de classe média estadunidense.
O separado pai de família Jackson Curtis (John Cusack) vê sua vida tomar um rumo diferente do esperado,vê seus casal de filhos criados pela ex-mulher Kate Curtis (Amanda Peet) e pelo seu atual marido, Gordon Silberman (Thomas McCarthy). Curtis é escritor e dirige uma limusine para um poderoso magnata russo, e não enxerga perspectivas de mudança de vida. Um dia ao buscar seus filhos para passar um final de semana juntos, o escritor começa a perceber que há algo errado com o mundo.

John Cusack faz o papel de Jackson Curtis, um pai que tenta salvar sua familia da destruição a todo custo


Simultaneamente a história do escritor, um cientista chamado Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e seu amigo Carl Anheuser (Oliver Platt) tentam alertar o governo estadunidense sobre o perigo iminente do fim do mundo. Com poucas perspectivas de salvar a população, o presidente dos Estados Unidos, novamente reunido com os principais lideres mundiais, decide botar em pratica o seu plano para salvar algumas pessoas no mundo.


primeira cena de destruição do filme, Curtis e sua familia tentam escapar da destruição de Los Angeles

A partir desse momento começa a destruição mundial, um ponto positivo para os efeitos visuais, cenas que tiram o fôlego de quem assiste tudo na telona. Curtis pega os filhos, a ex-mulher e o marido dela e começa a fugir da destruição. Cenas de destruição do mundo inteiro são mostradas, como o Rio de Janeiro, Vaticano, Paris, etc. Porém o foco principal é o Estados Unidos. Depois de escapar da cidade de Los Angeles, a família Curtis corre para a área de vulcões em atividade, procurando um radialista maluco que teria feito mapas que mostravam onde estariam os veículos de salvação da espécie humana. A corrida contra a destruição recomeça, e a família decide ir até Las Vegas onde poderá tomar um avião que os leve diretamente a China, de onde os barcos equipados para a sobrevivência da humanidade irão sair.Ao chegar no aeroporto, parcialmente destruído, Curtis encontra o seu chefe, o magnata russo, que comprou passagens para embarcar no superbarco, e o ajuda a pilotar um grande avião para a China. O avião não agüenta a viagem e cai em um local totalmente congelado,onde membros do governo chinês estão vasculhando a área afim de encontrar pessoas que tivessem o tal ticket para embarcar no veiculo de salvação. O magnata russo engana a todos e deixa a família de Curtis e sua namorada para morrer no deserto gelado.

O orçamento de 2012 foi de US$ 260 milhões. O filme brigará pelo oscar de efeitos visuais, mas não passa nem perto das premiações de roteiro e atores.


Curtis e sua família é claro conseguem chegar de maneira inexplicável (são resgatados por chineses que tentariam entrar clandestinamente no navio) no local onde os navios estão, e conseguem entrar clandestinamente no veiculo. Porém, ao entrar no navio, os clandestinos travam a porta que selaria o interior do navio e o protegeria. A partir daí a inundação do mundo começa e a corrida para tentar fechar a porta também. No final, após arriscar sua vida, Curtis consegue salvar o navio, porém não consegue salvar o marido de sua ex, que morreu na tentativa de salvar a todos.A nova perspectiva de vida começa então para os tripulantes do navio, que se dirigem a África, área que não foi afetada pelo apocalipse.





Curtis corre para escapar de um vulcão em erupção. Faz inveja a qualquer 007

O filme é marcado por um roteiro sem pé nem cabeça, que se perde em explicações e apresenta falha na tentativa de explicação de fatos. Os clichês vêem aos montes e fazem quem assiste perguntar “eu já não vi isso em algum outro lugar em outro filme?”, como por exemplo, o descaso do filho mais velho com o pai, o arrependimento no final do filme, a reconquista da família destruída ( marido e ex-mulher acabam juntos, pra variar), a capacidade do protagonista de escapar das situações mais criticas, o patriotismo exacerbado dos norte-americanos e a perspectiva de que saberemos que no final tudo acabara bem para o protagonista do filme.

"2012" apela para efeitos visuais para segurar a trama.
Outro ponto a se destacar é que o protagonista, Jackson Curtis (John Cusack), não faz feio se o compararmos a Jack Bauer de 24 horas ou a John McClane de Duro de Matar heróis de seriados e filmes de ação norte-americanos, o pai de família dirige carros em alta velocidade, dirige aviões, escapa de vulcões em erupção, enchentes, terremotos e outras catástrofes feias apresentadas na telona.O filme, que deveria ter um contexto mais filosófico e discutir as previsões feitas pelos Maias, traz uma história maluca de uma família que supera todas as dificuldades e acaba junto no final, em meio ao caos mundial. Não é de se estranhar que o diretor Roland Emmerich,( O Dia Depois de Amanhã -2004 e Indepedence Day-1996) tenha baseado nas suas obras antigas para a realização desse novo blockbuster, e que esteja enterrando literalmente a sua perspectiva de fazer novos filmes bons.
Assista o trailer do filme 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=l5eyug663sk

Nenhum comentário: