Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pesquisa mostra aumento de empregos em 2010

Por Caio Falcão

Uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela que o índice de empregos no Brasil em 2010 tende a aumentar. Seguindo o fluxo de informações, o CEA (Centro de Economia e Administração) fez uma pesquisa relacionada a cidade de Campinas, onde constatou tamb ém que os empregos irão aumentar nos próximos anos, porém o salário do trabalhador esta cada vez menor.
Segundo a economista Eliane Rosandiski, professora da PUC Campinas, o crescimento da taxa de empregos se deve basicamente a queda brusca ocorrida no ano passado, com o inicio da crise financeira “Um cenário otimista vem aparecendo e os empresários voltaram a produzir e contratar”.

A professora acredita que a economia do país só vai melhorar se as empresas obtiverem um apoio financeiro, que devem acontecer com a retomada da linha de produção pós-crise. “O importante é que as taxas de investimento produtivo retornem. Antes da crise várias empresas estavam fazendo planos de expansão da planta produtiva. Agora é fundamental que depois de (re)asseguradas as condições de consumo os projetos de novos investimentos se concretizem para que possamos, de fato, adentrar um circulo virtuoso de crescimento”.

A região de Campinas é conhecida como um pólo industrial, onde a diversidade produtiva é boa. Eliana acredita que por causa das indústrias, as atividades comerciais e de serviços tendem a crescer. “A região de Campinas passou bem pela crise mundial justamente por ser uma região rica, a demanda produzida aqui fez os efeitos da crise diminuírem”, ressalta.

Porém, nem tudo é só otimismo. Como a própria pesquisa mostra, o salário do trabalhador que ingressa o mercado de trabalho hoje em dia tende a ser menor do que era há alguns anos atrás. Eliane acredita que este foi o ponto negativo do ajuste de custos ocorridos durante a crise. “Diante de um cenário de incertezas, vantagens de custos, foram buscadas via rotatividade para rebaixamento dos custos salários”, diz e completa que “a esperança é que cessada essa fase a própria recuperação econômica ocorra em meio à revalorização do salário. Normalmente em momentos de crise, busca-se proteger o emprego, só na recuperação os salários podem ser valorizados.”

Nenhum comentário: