Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Segregação Galáctica?!


por Bruno Corrêa


Imagem divulgação do filme "Distrito 9"


Distrito 9 é um filme de ficção, com direito a alienigenas e armas super-potentes, mas, se você pensa que por estes fatores o filme é mais uma super-produção hollywoodiana, você está enganado. Trata-se de um filme original, uma ficção em formato de documentário, que trás consigo críticas sociais com relação à segregação dos menos afortunados, e também a retratação do ser humano conforme sua avidez pelo lucro a todo custo.

O cenário do filme é a Africa do Sul, onde vinte e oito anos atrás do tempo do filme, uma nave espacial chega à Terra e mantêm-se flutuando sobre a cidade de Joanesburgo. Enquanto os humanos esperavam uma guerra ou avanços tecnológicos, eles encontram uma horda de seres, que no filme são retratados como semelhantes a camarões, em condições deploráveis.


"Camarões" revirando lixão no Distrito 9


De inicio, as nações do globo fornecem alimentos e ajuda a tais seres interplanetários, porém, com o passar do tempo, eles são deixados de lado, restringidos a permanecer no local estipulado pelos humanos em condições precarias e sem direito a retornarem à sua nave, submetendo-os a buscas de coisas úteis nos lixões e a uma gangue contrabandista que enxerga neles um meio de arrecadação de lucro em troca de ração de gato, a qual parece ter um efeito viciante nos "camarões". Não obstante, a organização internacional responsáveis por eles, a MNU, procura de toda forma uma maneira de conseguir utilizar as armas alienígenas, as quais necessitam de reconhecimento do DNA extra-terrestre pra que funcionem, tornando todas as investidas da organização infrutíferas.

Porém, no desenrolar da trama acontece um imprevisto, o personagem principal e agente da MNU, Wikus van der Merwe (Sharlto Copley), contrai um vírus alienígena enquanto comanda uma operação de despejo e realocação dos aliens, passando assim a transmutar-se em um deles e se tornar caçado por sua propria organização para estudos de fins bélicos.

Wikus van der Merwe (Sharlto Copley) sendo contingido por agentes de MNU



Pois bem, como citado no início, trata-se de um filme de crítica social. A escolha do cenário não é desproposital, algo bastante presente no filme são os cartazes denotando a proibição da estadia dos alienígenas em diversos locais, o que nos remete ao regime do Apartheid, ocorrido no mesmo local tempos atrás, quando o mesmo acontecia com relação aos negros. A crítica não se restringe a apenas isso como também a diversos outros fatos históricos, por exemplo quanto à realocação destes seres, as quais podem nos lembrar a expulsão e realocação das pessoas da antiga Iuguslávia, ou ainda à transição territorial dos judeus poloneses para os guetos na 2a Guerra Mundial.

Outra crítica encontrada no filme, é quanto a falta de preocupação dos governos com relação aos menos afortunados. Percebe-se isso quando os extra-terrestres são tratados de maneira violenta pelos agentes da MNU, algo que ocorre diariamente em favelas brasileiras, por exemplo, entre policiais e moradores, e quando são demonstradas as condições precárias em que tais sujeitos são obrigados a viver, algo também muito visível em nosso país com a população de classe baixa, basta assistir ao documetário "Ilha das Flores" para compreender.



"camarão" observando soldados da MNU através da janela de um camburão


O filme ainda vai além, e critica o modo "capitalista selvagem" do ser humano moderno, o qual, frio e calculista, tenta de qualquer maneira a obtenção de lucro monetário sem levar em conta a moralidade dos meios necessários para atingir o seu objetivo, como vemos no filme a forma de tratamento da MNU com relação ao personagem principal quando este está em fase de transmutação genética. Vale lembrar que ele não é apenas um agente desta mesma organização como também é genro do encarregado pelo comando desta. Outro exemplo são as transições injustas de dinheiro e tecnologia por ração de gato, que podemos caracterizar da mesma maneira se associarmos tal ação com o tráfico de drogas.

Pode-se dizer que o filme é um pseudo-documentário, que trás consigo diversas críticas à sociedade contemporânea. Para quem gosta de uma boa crítica, este filme é altamente recomendado.


Assista o trailer do filme "Distrito 9" - http://www.youtube.com/watch?v=lw4z6LLgcU0

Nenhum comentário: