Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Flag Football começa a virar febre em São Paulo

Por Romeu Caldeira

Equipe do Indaiatuba Destruction Flames

Os esportes norte-americanos sempre tiveram influência no cenário esportivo mundial. No Brasil, não é diferente. Dentre estes esportes destaca-se o futebol americano, que ganha cada vez mais novos adeptos no país do futebol da bola redonda. Só no estado de São Paulo estima-se que haja cerca de 4.000 praticantes, sendo 2.500 somente na capital. Porém sua prática ainda não possui um incentivo expressivo, basicamente pelo fato do esporte exigir equipamentos de proteção que possuem um alto custo, tornando a pratica do esporte para a maioria, inviável.

Nos EUA, este fato, mesmo em menor escala, também se tornou um problema para os adeptos do esporte, foi pensando nisso que foi criado o Flag Football (futebol de bandeira), que se caracteriza pelo não uso de equipamentos de proteção e por não exigir contato físico, evitando lesões.

Time comemora ponto
Nessa modalidade, em vez dos empurrões e trombadas que são freqüentes no futebol americano para parar o progresso dos atacantes, os jogadores de defesa puxam uma espécie de bandeira que fica presa no calção dos jogadores, para assim interromper a jogada. Assim, os praticantes não necessitam usar equipamentos de proteção, o que torna sua prática mais barata do que o futebol americano convencional.
A prática do Flag Football vem tendo um constante crescimento no país, principalmente no estado de São Paulo, onde já existe uma liga (LPFA), que organiza anualmente um campeonato com 20 times, divididos em duas conferências (Conferência Paulista e Conferência Estadual) com 10 times cada.


Jogador parte para a corrida

O esporte ainda é amador no Brasil, e é mais visto como um hobby por seus praticantes. Em Indaiatuba recentemente foi criado um time de Flag Football formado por um grupo de amigos que conversavam pela internet. Hoje, o time denominado Indaiatuba Destruction Flames possui um grupo com 38 jogadores e tem o objetivo de entrar para o campeonato estadual, como relata o jogador e co-fundador do time Felipe Von Zuben, “o time é recém formado, não temos nem um ano ainda, mas temos grandes ambições, como entrar para a liga”. Perguntado sobre o porquê de ter a idéia de formar um time de Flag Football, Felipe não exitou, “tenho enorme paixão pelo futebol americano, sempre tive vontade de praticar, mas não há apoio ao esporte aqui. Então pensei... se não existe um time, porque eu mesmo não crio um com meus amigos?”.

O crescimento do esporte no estado de São Paulo chamou a atenção de clubes de futebol da capital paulista como, Corinthians, Palmeiras e Portuguesa, que possuem seus representantes na LigaFlag e disponibilizam locais para treinamento e uniformes, assim como a marca do time.

Um comentário:

Daniel Miura disse...

Muito legal a matéria, Romeu. Convido você e os leitores do blog a conhecer mais sobre o esporte em http://www.lpfa.com.br

Além do flag, lá vocês encontrarão informações sobre o futebol americano praticado no estado.

Abs!
Daniel Miura
Corpo Gestor - LPFA