Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

É na escola que se aprende ecologia

Alunos coletam mais de 300 quilos de resíduos para reciclagem

Francisco Valle

É muito comum encontrar escolas e instituições que realizam gincanas para arrecadar alimentos, outros produtos ou até elevar a produção de determinada empresa. Em uma escola de Bragança Paulista essa ideia foi adaptada e pretende ajudar a preservação ambiental e conscientização dos alunos.

O colégio Guimarães Rosa/Integral criou um campeonato estudantil com o tema “reciclagem”. As turmas são divididas no decorrer da semana para arrecadar bolsões com lixo selecionado, sendo os materiais de papel, vidro ou plástico. Com o slogan “Participe. Você é o meio, você é o ambiente!”, competem, até dezembro de 2010, os alunos desde a pré-escola até o 7º ano.

O projeto foi montado em parceria com a Cooperativa Recicle Bragança, pioneira na campanha de coleta seletiva na cidade. Segundo Emilio Damascena, presidente da cooperativa, os alunos chegam a coletar 300 quilos de resíduos para reciclagem a cada período, o que ajuda na limpeza das ruas e expande a conscientização. “O trabalho tem dado bons resultados. A quantidade de lixo retirado do ambiente público é expressivo e nossas metas são ainda maiores”.

O diretor da escola, Roberto Barbosa, diz que as crianças gostaram do projeto e garante que o interesse delas pela atividade vai além do boletim. “Os alunos se esforçam para conseguir coletar o máximo de lixo possível, pois a turma vencedora será escolhida como representante verde do colégio, podendo levar a idéia à outros locais. Elas deixam de lado a ideia de apenas realizar o trabalho para conseguir nota, mas querem se destacar como pequenos embaixadores da preservação”, compara.

Os alunos também aprovaram a iniciativa. Segundo Mariana Abreu, do sexto período, a gincana é uma forma de aprender e ajudar o planeta, mesmo que de uma forma simples. “Se cada um fizer a sua parte, quem ganha é a natureza”, declarou a garota.



Nenhum comentário: