Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sustentabilidade para todos os bolsos


Eduarda Giacomello da Silva


Um dos assuntos mais abordados nos últimos tempos em todo o mundo é a sustentabilidade. Formas de não agredir a natureza sem deixar de lado o progresso e o desenvolvimento tecnológico são foco constante de pesquisa nas mais diversas áreas, especialmente a construção civil e a arquitetura, que buscam vantagens não só ao ambiente, como também ao bolso e ao bem-estar de seus consumidores.
Foi a preocupação ambiental e a curiosidade por construções alternativas que levou as sócias Maira Del Nero e Juliana Bôer a criar, em 2002, o primeiro, e até o momento único, escritório voltado a projetos de arquitetura sustentável de Campinas. “Resolvemos estudar bioarquitetura, depois disso começamos a tentar incluir esse conceito de uma maneira mais urbana e menos alternativa” conta Maira.
Segundo o engenheiro Éderson Augusto Zanetti, essa vertente da construção civil se encontra em um processo em evolução, que enfoca estratégias inovadoras para atender a necessidade do público, sempre aproveitando o que o espaço natural tem a oferecer. Já para Del Nero, o ramo é, hoje em dia, uma necessidade para a sobrevivência da vida urbana. “As cidades e seu metabolismo são as grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, sendo assim razoável pensar que, em um futuro próximo, continuarão a produzir grande impactos negativos sobre o meio natural”. No entanto, existem dificuldades a serem enfrentadas. A primeira é a necessidade de popularizar a arquitetura sustentável. É pequena a parcela da população que tem conhecimento e, dessa parcela, grande parte tem a ilusão de que ter uma casa nestes parâmetros é apenas viável àqueles que detém maior poder aquisitivo, mito desmentido pela arquiteta da Cria Arquitetura. “É possível para todas as camadas [construir de forma sustentável]. Temos alternativas viáveis e algumas mais caras, mas tudo adaptável à realidade do cliente. O ideal é ter alguém com conhecimento para tomar as decisões corretas dentro de cada projeto. Não é receita de bolo, cada caso tem uma solução especifica”, frisa Maira.

As arquitetas Maira Del Nero e Juliana Boer em ambiente sustentável criado por elas.

A arquitetura sustentável demanda uma preocupação maior com o projeto que deve ser desenvolvido de maneira integrada com todas as outras pessoas envolvidas na construção. O arquiteto que se propõem a projetar dessa maneira tem que ter domínio do assunto para poder gerir todo o processo e tomar as melhores decisões em cada situação. É neste ponto que surge outra questão importante: a formação do arquiteto, que hoje é incompleta em relação a sustentabilidade. ‘Quem realmente quer trabalhar com isso precisa se especializar”, aponta Éderson Augusto Zanetti.


Nenhum comentário: