Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Toyota produz carro elétrico

Tomaz Paiola

A Toyota trará ao mercado brasileiro em 2011 seu carro híbrido mais vendido no mercado internacional, o Toyota Prius, versão Plug-in. Apresentado no Salão do Automóvel em São Paulo, realizado entre 27 de outubro a 07 de novembro, o diferencial do modelo é a possibilidade de recarregar as baterias em uma tomada qualquer.
Isto só é possível porque as baterias usadas são de íon lítio, que permite tamanhos menores e que se recarregam de forma mais rápida que as demais. Se o veículo for carregado em uma fonte de energia 110 volts, serão necessárias apenas três horas para ‘abastecer’ o carro. O tempo cai para uma hora e quarenta minutos se a alimentação acontecer numa fonte de 220 volts.
Com este tipo de recarga, o veículo pode rodar apenas 21 quilômetros, a uma velocidade máxima de 96 km/h. Se for preciso fazer viagens a longa distância, o carro é automaticamente revertido para o modelo com o motor a gasolina.
De acordo com a pesquisa realizada no mercado europeu, solicitada pela Toyota, para deslocamentos urbanos, a maior parte da população não circula pela cidade mais do que 20 quilômetros. Por isso, o carro poderia ser utilizado na maior parte do tempo no seu modo elétrico.
O modelo será produzido no México e exportado para o Brasil. No mercado norte-americano o veículo é vendido a 22,8 mil dólares chegando a 28.070 mil dólares. Provavelmente, em território nacional o valor irá variar de 70 a 80 mil reais. Na versão a gasolina, o carro da Toyota disputaria o mercado com o Citröen C4, Chevrolet Vectra GT, Ford Focus, Peugeot 307 e Volkswagen Golf.



Ficha Técnica
Carro: Toyota PriusVersões: Plug-in
Tipo: Hatchback híbrido
Motor: Elétrico/Gasolina
Cilindrada: 1.7 litros
Potência: 178 cv (conjugada elétrico e gasolina)

Nenhum comentário: