Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Telhados brancos podem reduzir temperatura do planeta

Pedro Leão

Você sabia que em Campinas existe uma lei que incentiva a pintura e troca dos telhados das casas pela cor branca? É é a lei 13.894, sancionada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, em julho deste ano.
A lei tem como objetivo diminuir o aquecimento global. Segundo a ONG Green Building Council Brasil, com a pintura dos telhados de branco, haverá uma redução no gasto com energia para o resfriamento dos imóveis por refletir mais luz solar e absorver menos calor, pois a maioria é escuro e reflete apenas 20% da luz solar.
A ONG afirma que as áreas urbanas, chamadas de ilhas de calor, apresentam cerca de 1 a 6°C a mais do que as regiões rurais. Isso é resultado da retenção de radiação da luz solar pelos edifícios e o calor gerado pelo uso de energia elétrica.
Com o aglomerado de pessoas, a cidade de Campinas se encaixa no perfil de “ilha de calor”, o que fez o vereador Zé do Gelo (PV), propor a lei na Câmara Municipal. “Vimos que Campinas também poderia contribuir para minimizar os efeitos do aquecimento global”, afirma o vereador.
O vereador se baseou em estudos de pesquisadores da Lawrence Berklay National Laboratory, da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo as pesquisas, dez edifícios da cidade da Flórida foram monitorados, e revelou que o uso de telhados frios poupa, para moradores e proprietários, de 20 a 70% do uso anual de energia de resfriamento, ou seja a diminuição do uso de equipamentos como ar condicionado.



Pintar o telhado de branco reflete de 80 a 90% da luz solar incidente

Em Campinas, casas em condomínios fechados do bairro Gramado, fizeram o teste e pintaram seus telhados de branco. A arquiteta, Lígia Chiaramonte, foi uma das que aderiram a iniciativa. “Fiquei sabendo dessa pesquisa através de colegas de profissão e de revistas especializadas em arquitetura. Com toda essa preocupação e moda de ‘casa sustentável’, resolvi tentar”, conta.
Para a arquiteta Chiaramonte, o ideal seria a troca dos telhados convencionais, pelos da cor branca. “O problema do telhado pintado é justamente a tinta que se descasca. A pintura ajuda no começo, mas depois de um ano tem que repintar. Enquanto o telhado branco basta uma limpeza a cada três ou cinco anos”, explica.
Segundo Chiaramonte, que pintou sua casa no começo do ano, os resultados já foram percebidos. “Já tive uma pequena redução na conta, mas acredito que com o horário de verão, a tendência é acentuar os resultados”, analisa.
Mas com estudos comprovados e a lei aprovada, porque o assunto é tão pouco divulgado? De acordo com o vereador Zé do Gelo, a lei foi aprovada como um incentivo e não pervê nenhum tipo de
Abono tributário ou subsídio por parte da prefeitura. “Aprovamos como uma forma de campanha, a lei não é obrigatória, depende de divulgação”, afirma.
Para a divulgação da campanha é preciso parcerias com a iniciativa privada. “Nós montamos uma cartilha para que pudéssemos divulgar nas escolas. A prefeitura se comprometeu a disponibilizar agentes que divulguem a lei, mas ainda temos que encontrar parceiros que banquem o custo da cartilha”, diz o vereador.

Nenhum comentário: