Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O cuidado das plantas para o verão

Adubo caseiro pode ajudar no desenvolvimento

Laura Monsef Elias


Flores em alta estação

As plantas quando bem cuidadas significam e simbolizam um contato maior com a natureza principalmente para pessoas que gostam, mas mora em cidades grandes e apartamentos que não tem espaço maior para melhor cultivá-las. Com a chegada do verão e a intensa variação do clima, estas podem ficar prejudicadas se não for cuidadas da maneira correta.
A correria do dia-dia e a falta de tempo para dedicar-se as plantas, muitos esquecem vasos expostos ao sol o dia todo, o que pode ressecar as folhas e fazer com que dure menos do que o seu tempo certo. Para isto, é necessário que as plantas sejam molhadas em pequenas quantidades de água duas vezes ao dia, tanto na parte da manhã, quanto na parte da noite.
O paisagista Eduardo Brognoni 38 anos recomenda o produto brilha folha, e diz “As plantas devem estar sempre irrigadas, com uma boa adubação e sempre fazer a manutenção a poda da planta, o produto brilha-folha impede ácaros, pulgão, insetos e dá uma estética melhor para a planta”
Com o calor intenso, e a variação do clima algumas plantas não conseguem sobreviver, para as plantas de sombra o uso da estufa climatizada é um grande recurso e assim tornar a planta com maior durabilidade. A estufa protege e controla a temperatura da flor, uma planta que é utilizada neste processo são as azaléias, feito um choque de 25ª a 26ª e após um choque de 15ª a 16ª graus, os botões das flores estoura com mais facilidade.
Um método bastante usado são os adubos orgânicos mais conhecidos como “adubo caseiro” feito com restos de alguns alimentos. João Preshedes 54 trabalha com flores há 12 anos e afirma “O adubo orgânico utilizado da maneira correta é bom para as plantas, a mistura da casca de banana, casca de ovo e pó de café usado, é ideal para o desenvolvimento, mas, é preciso que a medida seja adequada. A quantidade de nutrientes deve ser 2% para 10% de terra.”
Estes nutrientes juntos formam a compostagem que deve ser bem produzida e misturada na terra para a adubação, porém, o uso excessivo pode prejudicar estas bactérias e o desenvolvimento. Para que a planta cresça adequadamente, os resíduos não podem prejudicar os nutrientes da terra, um exemplo é a terra vegetal, um processo de compostagem de material orgânico.
Estes especialistas em flores e paisagismos recomendam sol no período da manhã, pois nem todas as flores podem tomar sol o dia todo, assim evita o ressecamento das folhas e a durabilidade das plantas.
Segundo João “Eu aconselho que tomem sol no período das 8 as 10 da manha, por que não é um período que agride as folhas e nem as flores da planta, mas, é fundamental a exposição ao sol”. No caso de estufa, basta colocá-las através de um vidro.
O uso adequado para a irrigação é que molhe a planta apenas nas beiradas, para que o nutriente da planta não desça com a grande quantidade de água, é necessário que molhe duas vezes ao dia, quando a planta recebe grande quantidade de água, estes nutrientes descem e prejudicam a evolução.

Nenhum comentário: