Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lixo é a solução


Por Mariana Bottan

Atente para o seguinte cenário: um período em que a preocupação com o meio ambiente tornou-se pauta de discussão ao redor do mundo; um país cuja produção de lixo urbano chega a 150 mil toneladas por dia e que mais da metade tem como destino os lixões, segundo levantamento do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre); uma cidade em que 28% do lixo doméstico, do total de 30% que poderia ser totalmente reciclado, é depositado no aterro sanitário. São dados que evidenciam a urgência de iniciativas sócio-ambientais que garantam um melhor destino ao potencial reciclável do lixo urbano.

De acordo com Alexandre Augusto Ceccon, técnico da Secretaria de Trabalho e Renda da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio do programa Economia Solidária tem-se buscado garantir que o lixo reciclável gerado no município sirva de matéria prima para reutilização e até mesmo para a confecção de produtos elaborados. “No momento estão sendo feitos estudos para investimento nas cooperativas de triagem de modo a ampliar a participação deste setor na reciclagem de materiais”, explica. A Prefeitura fornece equipamentos e espaço físico para cooperativas de triagem e coleta de recicláveis.
Segundo ele, além da lei municipal que criou o programa de cooperativas de desempregados, utilizado como marco para o programa Economia Solidária, há também um decreto federal que determina que os resíduos gerados nas instituições federais de gestão direta e indireta sejam doados às cooperativas. “Diversas instituições federais já estão com contrato de doação do material para as cooperativas do Programa Economia Solidária”, revela.
Maria do Carmo Guedes, presidente da cooperativa de reciclagem São Bernardo, aponta existir 21 pessoas que separam o material reciclável e, com a venda, chegam a tirar até R$ 500 por mês. A Cooperativa Remodela, apoiada pelo programa Economia Solidária da Prefeitura de Campinas, é pioneira no município na produção de biodiesel a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado. Com 23 cooperados, a Remodela comercializa entre 20 a 30 mil litros por mês.

Cooperativa São Bernardo, localizada na sede do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) da Prefeitura


Além das fronteiras
Um exemplo de que a produção a partir de materiais recicláveis pode ir além do benefício ao meio-ambiente é o trabalho desenvolvido pela Ong Trilhos do Jequitibá, localizada em Jaguariúna. Com a proposta de transformar materiais descartáveis do lixo doméstico em produto para geração de renda, desde 2006, a Ong desenvolve o Projeto “Reciclar para Preservar”. O objetivo é o de oferecer oficinas de artesanato aos jovens e adultos de cinco núcleos localizados em bairros carentes do município.
Em janeiro deste ano, a Trilhos do Jequitibá expandiu suas ações por meio da parceria com o Projeto Recicle (desenvolvido na Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp), e passou a colaborar com a produção de utensílios diversos, como canetas, réguas e porta-chaves, a partir da reciclagem de copos de plástico e embalagens de leite longa vida. Os produtos ganharam reconhecimento internacional e hoje são exportados para países como Dinamarca, Alemanha e Suíça.
De acordo com o presidente e fundador da Ong Hilário Argemiro, o mercado para revenda desses produtos não encontra problemas de aceitação, por serem materiais bonitos, ecológicos e de qualidade. “O problema é a falta de subsídios governamentais e a dificuldade para divulgação do trabalho nos meios de comunicação”, conta.
Apesar das parcerias com diversas entidades e do apoio da Secretaria de Ação Social e Cidadania da Prefeitura Municipal de Jaguariúna, os recursos necessários para a produção nas oficinas dependem exclusivamente de doações e do trabalho de monitores voluntários.
Mesmo com a falta de subsídios, a Ong fechou recentemente acordo com uma empresa dinamarquesa e o material produzido a partir de plástico reciclado pode ser adquirido por países de todo o mundo por meio do site da empresa. “Com isso, Jaguariúna está sendo projetada em várias cidades, estados e países como uma cidade que tem projetos ambientais concretos e que trazem benefícios sociais reconhecidos”, fala com animação o presidente da Ong.

Serviços – As pessoas interessadas no assunto podem obter mais informações sobre o trabalho da Ong Trilhos dos Jequitibás no site http://www.trilhosdojequitiba.org/.
Os dados sobre eco-empreendedorismo estão disponibilizados nos endereços http://www.empresaresponsavel.com/ e http://www.reciclaveis.com.br/
Os sites http://www.pgnet.com.br/ecologia/filme.asp e http://www.lixoarte.com.br/ mostram alternativas do que pode ser feito com o lixo.

Nenhum comentário: