Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cartuns alertam sobre degradação ambiental

Com humor, criatividade e um tom crítico, cartunista realiza
exposição sobre o meio ambiente em Piracicaba 

                                                Kim Belluco
Fotos: Kim Belluco      

Humorista alerta para o perigo da destruição global
Artista faz aquário com os rios Tiête, Panamá: “em extinção”
O desenhista Osvaldo da Costa reuniu 36 de suas obras, produzidas durante 10 anos de trabalho, para abordar o tema meio ambiente numa exposição gratuita, realizada até o dia 2 de outubro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba. Por meio de cartuns bem humorados, ele aborda desde a destruição do meio ambiente, o aquecimento global até a importância da preservação ambiental. É dessa maneira que Costa utiliza seu talento em benefício do meio ambiente, transmite mensagens e conscientiza as pessoas sobre a necessidade de contribuirem com a preservação do planeta.

Conhecido como “o último desenhista do humor”, Osvaldo da Costa nasceu em São Paulo e teve seus trabalhos publicados em diversos veículos de comunicação, como Revista Exame, O Pasquim, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e A Tribuna (Santos). É professor de produção digital, representação gráfica, tipografia e cor na licenciatura em artes visuais na Universidade Santa Cecília (Santos). Mestrando em Comunicação na Universidade São Caetano do Sul, Costa já participou de várias exposições e ganhou prêmios em diversas delas, como o 18º Salão Universitário de Humor de Piracicaba / UNIMEP - Piracicaba - Prêmio Especial Temático - 2010
O artista optou por desenhos sem legendas, com uma linguagem fácíl, acessível para todos para mostrar animais e homens unidos em favor do reflorestamento. Já sobre a despoluição de mares e rios, fez um paralelo interessante, em um de seus cartuns, onde há pessoas visitando um aquário, mas ao invés de verem peixes deparam-se com o “que restou dos rios e mares do Brasil, sendo um deles o Tiête”, como explica.

Outro desenho marcante é de um homem carregando um mundo ‘sangrando’ nas costas, enquanto o outro varre o chão. Segundo o próprio humorista, esses cartuns têm o intuito de mostrar para as pessoas os cuidados que devem ter com a natureza, com o planeta. Demonstra também que, com pequenos gestos, é possível obter grandes atitudes. “Acredito que meus cartuns possam colaborar com a difusão das ideias de proteção do meio ambiente. Por meio do humor, espero contribuir para maior consciência social em nossa comunidade”, destaca.

O Brasil está entre os países que mais poluem no mundo, contribuindo aproximadamente com 1,3% da emissão total de gás carbônico. E mesmo com essa situação precária, Costa exclama que é possível mudar e acredita que a solução são as crianças. “Elas saberão respeitar a natureza, o que seria o mínimo a ser feito por nós. Mas vamos encarar a vida com mais humor, faz bem para a saúde e para a natureza”.

Nenhum comentário: