Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto visa preservar pau-brasil

Pesquisa da Unesp objetiva plantar espécie em áreas urbanas

Mariana Flório Fenerich

            O pau-brasil - Cesalpinia echinata lam - que pertence ao bioma da Mata Atlântica representa desde a colonização significativa importância econômica para o Brasil, considerada a árvore símbolo nacional.  O projeto de extensão idealizado e coordenado desde 2003 pelo professor Sérgio Valiengo Valeri, da Unesp (Campus de Jaboticabal), visa levar a espécie para as cidades.  ‘Pau-brasil em São Paulo: um exemplo de cidadania e amor a vida’ é desenvolvido com o apoio do doutorando e engenheiro florestal Dan Erico Viera Petit Lobão e do engenheiro agrônomo George de Andrade Sodré. Eles pertencentes ao Ceplac/Cepec (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira/Centro de Pesquisa do Cacau). O Cepec ajuda com o fornecimento de sementes e mudas de pau-brasil, participando também no desenvolvimento de pesquisas com a espécie.     
            A respeito das pesquisas envolvendo o uso do pau-brasil, o professor e presidente da Comissão de Parques e Jardins da Unesp de Jaboticabal, Sérgio Valiengo Valeri afirma que no momento são avaliadas a propagação assexuada da espécie. O processo consiste na produção de clones a partir do enraizamento de estacas no sistema de hidroponia em água oxigenada e que recebe uma pequena quantidade de nutrientes.       
            De acordo com Valeri, desde o início foram produzidas 3 mil mudas e plantadas 300 na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, além de 200 mudas em 60 municípios do estado de São Paulo – viveiros e praças públicas - em parceria com o Lions Clube do Brasil. Os recursos são provenientes da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, a Proex.       
            A divulgação é feita através de jornais, televisão, endereço eletrônico da faculdade, bem como a divulgação em escolas por meio de palestras realizadas no Viveiro Experimental de Plantas Ornamentais e Florestais da FCAV.              Participam a secretária do Departamento de Produção Vegetal Rosane Aparecida Betioli Innocente, o professor colaborador Rinaldo César de Paula, além de dois bolsistas graduandos em agronomia, Matheus Pozetti Teixeira e Gustavo Rezende Machado, e instituições e equipe de apoio. Teixeira, responsável pela divulgação na comunidade escolar, fala com alunos sobre questões históricas, econômicas e ambientais, e nos meios de comunicação sobre as técnicas de produção de mudas, plantio e condução de povoamentos florestais e urbanos. “Preservar a história é preservar e respeitar a memória do seu povo”, frisa. 
            Teixeira afirma que os alunos podem interagir aprendendo sobre a formação, manuseio e transplante de mudas e comenta ser possível conscientizá-los acerca da dependência da natureza e a necessidade de preservá-la.
O professor Sérgio Valiengo Valeri mostra uma das mudas plantadas na Unesp

Nenhum comentário: