Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A compostagem como alternativa de reciclagem

Lixo orgânico pode ser usado como adubo em processo caseiro

Ligia Dumit


A produção de lixo orgânico, composto por restos de alimentos, frutas, sementes, folhas e outros materiais consumidos nas residências, pode transformar o meio ambiente a partir de sua utilização como adubo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil gera 90 milhões de toneladas de lixo por ano, sendo que 90% tem como destino os lixões.

O resíduo orgânico, após levado para o lixão, entra em processo de apodrecimento e produz o chorume, líquido responsável pela contaminação do solo e atinge os lençóis freáticos e rios. Uma solução é a compostagem, processo que consiste em transformar o material orgânico em adubo.  O IBGE aponta, em pesquisa realizada em 2000, que no Brasil há 260 usinas de compostagem.

Apesar disso, esse processo de compostagem pode ser caseiro, uma alternativa viável para os ecologicamente corretos. Para isso, é necessário uma composteira feita sob medida.  A maior vantagem, segundo o professor de educação ambiental da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Sandro Tonso, é o prazer de contribuir com o meio ambiente, além de ser um local também para descartar folhas secas. Com isso, há seis meses, tem-se o adubo orgânico. Tonso diz ter 20 amigos que praticam a compostagem caseira.

Outra alternativa para reciclar o lixo orgânico é o biodigestor, que também pode ser feito em casa. O princípio é transformar o lixo orgânico em gás metano.  As empresas, porém, optam pela processadora de detritos orgânicos, transformando-os em nutrientes para o solo, como fazem o HSBC e a Sodexo. 
 
E agora, vamos aprender como fazer sua própria composteira? 

Nenhum comentário: