Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campinas recicla 100% dos pneus recolhidos

Mariana Flório Fenerich

            Os pneus recolhidos de lixões, borracharias e nas residências de Campinas pela prefeitura da cidade são reciclados e transformados em sola de sapatos, tapetes para carros e dutos pluviais.  O trabalho é possível pelo convênio existente com a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos, criada em 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e responsável por recolher e reciclar 100% dos pneumáticos recebidos pelo Departamento de Limpeza Urbana, o DLU, órgão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.          
            Todo mês são coletados cerca de 30 mil pneus, de acordo com o responsável pela logística do departamento, Carlos Quirino. Em 2010, de janeiro a dezembro, o número foi de 210.421 e em 2011, de janeiro a setembro, 135.205 unidades.  A coordenadora de relações públicas da Goodyear, Thaís Ruiz, explica que nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal há 711 pontos de coleta. De acordo com ela, desde 1999, as indústrias locais destinaram para reciclagem 1,7 milhão de toneladas de pneus, o que equivale a 342 milhões de pneus de passeio.            
            Em Campinas, o processo para a reciclagem de pneus acontece da seguinte forma: representantes da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de seu programa de combate a dengue, percorrem áreas consideradas propícias à proliferação do mosquito, como borracharias e terrenos baldios, anotam o endereço e a secretaria manda caminhões aos locais, recolhe os pneus e os envia ao DLU.            
            Quando descartados de forma incorreta, os pneus representam ameaça ao meio ambiente, já que demoram em média 600 anos para decomposição. Por isso se acumulam em aterros sanitários, vias públicas, rios e lagos, obstruindo galerias e bueiros, além de facilitar a proliferação de insetos.   
            A lei federal nº12. 305, de 2 de agosto de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 416/2009 – Destinação de Pneus Inservíveis. Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada. Já a lei municipal nº 13.756 de 17 de dezembro de 2009 obriga as empresas que comercializam pneus, pilhas, lâmpadas, baterias à base de metais pesados a possuírem locais seguros para recolhimento dos usados e a fixarem placas com informações sobre prejuízos causados pelos produtos ao meio ambiente.      
             Outro exemplo de iniciativa em prol da responsabilidade ambiental é o da empresa fabricante de pneus Goodyear que esse ano começou a fabricar em Americana os pneus ecológicos com tecnologia FluelMax. Esses pneus possuem compostos especiais que, além de garantir menor resistência ao rolamento, influencia no desempenho e representa economia de combustível em sua vida útil. Assim há vantagem tanto para o meio ambiente, com menos emissão de gases de efeito estufa, como para os motoristas pela economia com combustível. 
      Pneus coletados em Campinas são reciclados pela Reciclanip
            .

Nenhum comentário: