Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ecoturismo cresce como nova forma de entretenimento

O campo se destaca como preferência para os turistas
Mariana Flório Fenerich
            O turismo rural tem se fortalecido no Brasil, segundo a edição de 2011 do Panorama Empresarial do Turismo Rural que aponta o país em quarto lugar no ranking desse mercado. Segundo o levantamento 30% dos turistas têm origem regional, 26% estadual e 19% vêm de outros estados.
             A Estância Fazendinha, localizada na cidade de Barrinha, interior do estado de São Paulo, é um exemplo dessa alternativa de lazer. O local oferece atividades como pesca esportiva, trilha, pedalinho, passeios a cavalo e todas acompanhadas por monitores. A estância promove também eventos voltados para a cultura: o Projeto Índio, realizado sempre em abril, permite que os índios da tribo Pataxó de Barra Velha, Porto Seguro, apresentem sua cultura para os visitantes e, em julho, acontece a Semana da Tradição Gaúcha. Esses são os meses de maior movimento, de acordo com o proprietário Rodolfo Mucha.           
            Outro projeto promovido é voltado para escolas de municípios vizinhos com crianças a partir de seis anos e conta com a participação da Unesp de Jaboticabal. As crianças, por meio dos monitores, têm a oportunidade de aprender sobre área de preservação permanente, horticultura, plantas medicinais e reserva legal. Em dezembro a estância chega a receber um ônibus por dia, comenta o monitor Reginaldo Correa dos Santos. “O contato com a natureza é importante para as crianças”, afirma Elen Graziela Crisostomo Bolsoni que diz também preferir que os filhos estejam em meio ao verde do que em casa ou em shoppings centers.
             A Estância Fazendinha nem sempre esteve aberta ao público. No início, desenvolvia atividades voltadas apenas à piscicultura. Com a atual tendência de crescimento do turismo rural, a Associação de Turismo de Ribeirão Preto pretende preparar as propriedades rurais da região para o turismo de longa distância, o chamado Caminho da Cana, destaca Mucha.           
            O ecoturismo além de ser uma nova modalidade de entretenimento que permite que as pessoas saiam da rotina, proporciona aprendizado sobre o meio ambiente e maior conscientização em relação a sua preservação.   

                                                                               crédito Mariana Flório Fenerich
                                          A tranquilidade da área rural atrai turistas ao campo

Nenhum comentário: