Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Lixo reciclável tem lucro de 1 milhão

Cooperativas auxiliam na renda de ex-moradores de rua

Thainá Marques

A cooperativa Antonio da Costa Santos, integrada pelos moradores do Sateliti Iris de Campinas (SP), faz parte da Reciclamp que, em parceria com a Petrobras, realiza o trabalho de coletar lixo reciclável tendo a partir disso uma fonte de renda.

No entanto, não foi sempre assim. Os moradores tiveram a idéia de trocar material reciclável por uma sacola de alimentos, o que não foi bem sucedida por falta de lugar para guardar o reciclável. O grupo não desistiu. Alguns fizeram o curso de cooperativismo realizado pelo CRCA (Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo) no próprio bairro.

Para atender famílias carentes, a Associação de Moradores do Jardim Satélite Íris II decidiu ir à frente de um programa de distribuição de alimentos para ajudar os moradores. Depois, contaram com o apoio da irmã Helena da Cáritas e do CRCA para estruturar uma cooperativa de materiais recicláveis. Em 2004, a Prefeitura Municipal de Campinas construiu um galpão para a cooperativa, o que possibilitou a organização dos trabalhos realizados.

A associação é composta por pessoas que, em sua maioria, não tinham viviam na rua. Hoje, integram o projeto cerca de 150 pessoas e cada uma arrecada aproximadamente R$ 700,00. Em 2010, a Reciclamp teve um lucro de R$ 1, 552 milhão e reciclou 3.802 toneladas de lixo, arrecadado nas cidades de Campinas e Valinhos.

Aparecida dos Santos, supervisora da cooperativa ‘Antonio da Costa Santos’, diz que "o incentivo dado é a fontes de renda". Em sua opinião, ampliar o número de cooperados significaria facilitar o trabalho e aumentar a produtividade.

A cooperativa cresceu em relação a volume de material coletado, aumento de faturamento e conseqüentemente aumento na renda direta dos cooperados. Na avaliação de Aparecida dos Santos, a implantação do trabalho das coordenadoras foi fundamental para a melhora no processo produtivo.

A cooperativa envolve seis núcleos para a coleta de lixo, cinco em Campinas e um em Valinhos. O ano de 2007 foi marcante nas questões de organização e administração e 2008 considerado o ano para colher os frutos desse trabalho.

Nenhum comentário: