Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Transformando lixo em arte

História é contada por personagens criados com materiais recicláveis

Texto e fotos por Marina Gimenes

Depois de 10 anos montando bonecos para diferentes grupos teatrais, os atores Genivaldo Aleixo e Lilian Lima criaram em Hortolândia, no interior de São Paulo, o Grupo de Teatro de Animação Canoa Encantada, onde inventam seus próprios bonecos e suas histórias.

Antes de começarem a desenvolver personagens, roupas, cenários e as caixas onde guardam suas invenções, a dupla estudou maneiras de aperfeiçoamento de suas criações. O trabalho vem desde 2008 e, dessa forma, não deixam que as peças pareçam ser de sucata, ou seja, de materiais descartáveis e que para algumas pessoas não têm mais utilidade.

Aleixo disse que “cada boneco é feito com um determinado material”, já que eles dependem do que encontram para realizar suas invenções. Por exemplo, a árvore usada no cenário da peça “A semente da natureza” foi produzida com os restos de uma gaiola. A história contada é de Dim, um menino que sai a procura do símbolo roubado, que se trata de uma semente preciosa. A peça tem por objetivo que as crianças reflitam sobre o que é preciso fazer para respeitar a natureza.


Acesse: www.canoaencantada.com.br 


Um dos personagens feito com material reciclável


Nenhum comentário: