Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Universitários pegam carona na sustentabilidade

Site estimula estudantes a compartilhar transporte e a economizar dinheiro

Lígia Antoniazzi

Como forma de minimizar os gases poluentes do meio ambiente e ainda otimizar o uso do combustível nos meios de transporte, estudantes, hoje formados pela Unicamp, tiveram uma iniciativa de divulgar e facilitar o uso da carona, que une sustentabilidade e praticidade para a vida universitária. Segundo cálculos baseados no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, graças à iniciativa desses ex-universitários, mais de duas mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas, uma economia equivalente à absorção feita por mais de 15 mil árvores, no período de um ano.

A partir da necessidade de viajar semanalmente, de forma rápida, barata e menos nociva ao meio ambiente, o site Unicaronas começou em 2007 como uma comunidade no Orkut em que estudantes da Unicamp ofereciam e pegavam caronas com amigos que iriam para o mesmo destino. Com o tempo, a iniciativa foi despertando interesse e ganhou popularidade entre os universitários, o que contribuiu para a consolidação do site, hoje com mais de 15 mil estudantes cadastrados, de 46 faculdades de todo o país.

De acordo com Guilherme Souza, um dos criadores do Unicaronas, a ideia inicial sempre foi facilitar a vida dos universitários, mas sabiam que isso ajudaria também o trânsito e o meio ambiente. “Conseguimos unir o útil ao agradável”, diz.

Com mais de 70 mil caronas anunciadas, quem possui cadastro no site pode tanto oferecer uma carona, quanto pedi-la. Ivo Giacomini, diz ter utilizado o site durante toda sua graduação. Nos primeiros anos, usou a ferramenta para conseguir caronas e, depois, passou a oferecê-las. Essa relação de reciprocidade ajuda não só quem pretende chegar mais rápido ao destino, como também quem quer economizar e ainda contribuir, mesmo que com um gesto tão pequeno, com o meio ambiente. “Em praticamente todas as minhas viagens o carro ficou lotado, o que significa economia e eficiência do uso de combustível”, avalia Giacomini.

Uma simples carona também é uma forma de contribuir positivamente com o trânsito crescente nas grandes cidades, por reduzir o número de veículos utilizados pelas pessoas, que também significa minimizar os congestionamentos. Segundo Souza, se a população tivesse tal consciência, o meio ambiente seria poupado e o tempo livre poderia ser gasto com outras coisas, que não o trânsito. “O mais importante do UniCaronas é que ele faz com que os jovens percebam que pequenas atitudes individuais, podem ajudar a modificar nosso mundo”, diz ele.

Nenhum comentário: