Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

TECIDOS ORGÂNICOS GANHAM DESTAQUE NO PAÍS

Empresas brasileiras apostam no crescimento da moda ecológica e se consolidam no ramo

Por Camila Franchini


A criação de tendências e o aprimoramento das técnicas de produção empregadas em seu desenvolvimento tornam as peças ecofriendly mais atrativas para os consumidores. Micheli Hoffmann, designer de moda especialista em moda ecológica, afirma que o mercado de roupas ecológicas se encontra em crescente expansão, e o Brasil em destaque neste ramo por já possuir muitas empresas e fabricantes de tecidos com esta preocupação. Esse quadro, entretanto, ainda é muito pequeno em comparação ao nível da moda em geral, e deve ser ainda mais trabalhado. “Creio que em breve todas as marcas e empresas terão que se adaptar em relação ao meio ambiente, não só em relação às roupas, mas em todos os sentidos”, completa ela. Opção é o que não falta. Encontramos, por exemplo, tecidos ecológicos feitos de algodão, juta, rami, cânhamo, bambu e viscose, que podem ser usados em roupas, acessórios e em produtos para o setor de cama, mesa e banho.

Hoje, uma das matérias primas mais utilizadas na produção dos tecidos é o algodão orgânico, produzido no Brasil a partir da agricultura orgânica. O especialista na cultura do algodão, Eurípedes M. Arantes, explica que este tipo de agricultura depende do desenvolvimento de sistemas de produção que considerem o manejo de conservação do solo, a contribuição de nutrientes e fontes renováveis, promovendo assim diversidade biológica e otimizando o uso de recursos naturais. De acordo com Milton Geraldo Fuzzatto, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a principal diferença entre o algodão convencional e o orgânico é o sistema empregado na produção da fibra e no acabamento do tecido, que pode ser alvejado ou tingido. As técnicas não agressivas ao meio ambiente e a saúde humana, eliminam o uso de agrotóxicos, fertilizantes sintéticos e substâncias tóxicas no acabamento das roupas, mas permitem o uso de inseticidas ou repelentes naturais.

Mas ser amigo da ecologia na hora de se vestir tem seu custo. Por serem mais valorizadas, roupas feitas 100% de algodão orgânico podem custar 30% a mais do que as convencionais, dependendo da qualidade da fibra utilizada e da marca escolhida. No Brasil, marcas espalhadas por diversos estados já despontam com tendências que atendem aos requisitos do novo consumidor, que se preocupa com o que está vestindo e em como a criação da peça afetou o meio em que vive.

Nenhum comentário: