Meio ambiente é o foco do blog produzido por alunos do 6º período de Jornalismo da PUC-Campinas, resultado da disciplina Jornalismo On Line.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto desenvolve bueiros inteligentes

Homens fazem manutenção do Ecco Filtro, em Pinheiros
Por Bia Von Zuben
Foto e vídeo: divulgação
Os bueiros e bocas de lobos das cidades brasileiras começam, aos poucos, a ganhar um novo sistema de coleta, já implantado na subprefeitura de Pinheiros, em São Paulo. Os equipamentos trazem uma solução eficaz para os atuais, responsáveis por mau cheiro, entupimentos, poluição de rios, enchentes e doenças, além de serem de difícil gestão. A intenção é implantar os novos bueiros em outras subprefeituras da capital paulista, além de atingir cidades do interior do Estado.
O Ecco Filtro, composto por dois produtos que se    completam, é confeccionado em material termoplástico com capacidade de 300 litros. O objetivo do sistema é reter os resíduos, impedindo que sejam enviados aos rios, evitando também o entupimento dos locais onde está instalado.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa, há ainda o Ecco Gestor, um software conectado diretamente ao portal Ecco Sustentável, responsável pelo Ecco Filtro. O programa busca identificar e gerenciar em tempo real a situação dos bueiros e bocas de lobos.
Um dispositivo, que segundo a assessoria está em desenvolvimento, irá informar automaticamente ao centro de controle da empresa quando um dos bueiros implantados atingir 80% da capacidade total. O alerta irá disparar um alerta de limpeza imediato.
A Assessoria de Imprensa informou ainda que o sistema é de utilidade pública, já que gerência, de forma eficiente, todos os materiais retidos e retirados dos bueiros. O projeto foi desenvolvido pelo empresário e diretor da Ecco Sustentável, Carlos Chiaradia.
Os materiais armazenados nos Ecco Filtros, principalmente os resíduos sólidos, serão controlados e, de forma sustentável, alguns itens serão enviados para a reciclagem.
Teste inicial - A primeira manutenção do Ecco Filtro, instalado na subprefeitura de Pinheiros, em São Paulo, ocorreu no dia 11 de novembro. Clique aqui e veja o vídeo. As instalações dos equipamentos tiveram início em agosto deste ano.




Nenhum comentário: